Carreiras Zentiva

Os nossos departamentos em Portugal

 
 

Business Support


Business Support

O Business Support está para a Zentiva como a torre de controlo está para qualquer avião. Na verdade um avião tem a capacidade para levantar voo sozinho e de, eventualmente, conseguir chegar ao seu destino e aterrar. Saber o momento certo para o fazer, evitando colisões com outros aviões e chegar a tempo e horas, evitando assim o desperdício de tempo e recursos, é outra história.

O Business Support facilita assim o trabalho deste grande avião que é a Zentiva, mais especificamente, do departamento de Vendas e de Marketing, fornecendo informação útil e recomendações sobre a atividade de um ponto de vista operacional, com a finalidade de otimizar os recursos disponíveis e maximizar o desenvolvimento do negócio. Análises, análises e mais análises, questionando tudo com sentido crítico mas construtivo, sempre com a perspetiva de criar valor e alavancar o negócio. Análises do negócio, das vendas, do mercado, dos clientes, dos concorrentes. Tudo para que a descolagem e a aterragem seja feita em segurança e com a maior fiabilidade possível.

Na Zentiva o Business Support também abrange a área de Sales Force Excellence. Aqui a missão passa por otimizar a estrutura comercial da equipa de Vendas, garantindo o alinhamento correto ao nível dos territórios atribuídos, definir e implementar projetos de profiling, segmentação e targeting e gerir os incentivos de vendas da equipa comercial.

Commercial


Commercial

O grande objetivo do departamento comercial é definir a estratégia comercial da empresa tendo em conta a nossa ambição de crescimento, operacionalizando-a no terreno.

Com o objetivo de aumentar a nossa distribuição pelos nossos clientes – armazenistas e farmácias – a nossa equipa comercial dedica-se todos os dias a operacionalizar esta estratégia, de Norte a Sul do país, desenvolvendo o portfólio da empresa, de forma a garantir que o trabalho de todos os departamentos tenha por fim uma execução e implementação exemplar. É aqui que tudo tem oportunidade de brilhar e de provar o seu sucesso. No final, será o somatório de pequenos sucessos que ditará o sucesso da Zentiva Portugal!

Customer Care and Supply Chain


Customer Care and Supply

A missão da Supply Chain da Zentiva é fazer chegar os nossos medicamentos à população com a máxima eficiência. Para tal, a Supply Chain na Zentiva Portugal assenta em dois pilares: Gestão Logística (o quê) e Gestão da Relação com o cliente (a quem).

Porque gerimos a cadeia de abastecimento, temos um papel basilar de ligação entre todas as funções e departamentos. Em Logística, é fundamental uma comunicação a 360º: com a área comercial para um correto forecast; com a área industrial para assegurar um fornecimento adequado de mais de 250 medicamentos; com o Operador Logístico para uma receção e armazenamento eficientes; com a Qualidade para certificar a segurança de cada lote colocado no mercado; com o Business Development para o lançamento de novos produtos. Na gestão da relação com o cliente (Customer Care), a esfera de atuação é igualmente abrangente e diversificada: gestão do processo Order to Invoice, coordenação do tratamento de encomendas e entregas com o Operador Logístico, contacto regular com as áreas de vendas e marketing para operacionalização das iniciativas comerciais, principal ponto de contacto com o cliente e com a equipa de vendas e, por isso, atuando como agente de otimização para a companhia.

Nem sempre o caminho é o óbvio! É preciso usar constantemente a criatividade na busca de ideias e soluções e, com elas, crescer e aprender todos os dias!

Finance


Commercial

O departamento financeiro é um parceiro chave na gestão do negócio da Zentiva, monitorizando e fornecendo informação essencial à direção da empresa e a todos os departamentos, suportando e contribuindo assim para a tomada de decisão.

Os números são os nossos melhores amigos e o excel o nosso melhor aliado! Juntando a eles o nosso pensamento crítico, flexibilidade e procura constante de soluções e melhorias, somos um contributo muito importante para o sucesso do negócio nas várias áreas que compõem este departamento: Controlling, Contabilidade, Tesouraria e Controlo de crédito.

Human Resources


Customer Care and Supply

Globalmente, é provável que os Recursos Humanos sejam o departamento que mais tenha evoluído ao longo do tempo e visto a sua importância crescer dentro de uma empresa. O antes chamado “departamento de pessoal” que apenas tinha a função de recrutar, pagar salários, gerir as ausências dos trabalhadores e despedir se fosse caso disso, é hoje um parceiro essencial do negócio atuando como facilitador em todos os processos de gestão de pessoas. Afinal quais são os recursos mais importantes de uma empresa? Os Humanos é certo!

E que processos de gestão de pessoas estamos a falar? São os processos da gestão de todo o Ciclo de Vida do Colaborador desde o momento em que entra na empresa até ao momento em que desta se desvincula, independentemente do motivo. Desde o Recrutamento e Seleção, à Integração de novos colaboradores, à Gestão de Desempenho, Gestão de Compensação e Benefícios, Gestão de Carreira e Desenvolvimento, Gestão de Talento, entre outros, tudo com o objetivo de criar as condições necessárias (e as melhores) para que cada um que faz parte desta equipa Zentiva possa utilizar todo o seu potencial e no fim, a organização pode atingir os seus objetivos.

É uma área que pode ter tanto de burocrático e administrativo (não podemos esquecer que é uma área bastante legislada e com vários processos legais e burocráticos a cumprir) como de criativa através de programas e iniciativas que possam aumentar o engagement e o sentimento de pertença de cada colaborador.

Marketing


Commercial

O Marketing, aquele departamento onde não reina a rotina! Todos os dias são diferentes e o maior desafio é estar constantemente à frente, a tentar ser criativo e no final causar impacto pela diferenciação.

É o departamento mais barulhento, sem dúvida, mas é assim que as ideias fluem e que comunicamos dentro da diferença que cada um representa. Às vezes é no meio de uma risada que a melhor ideia surge e não existem realmente ideias absurdas, somente algumas que ficam à espera da melhor altura para tomar corpo.

Mas o Marketing não são só umas ideias “giras”, não é somente a ideia romântica dos outdoors e do packaging, tem muita análise por detrás, tem muita estratégia e caminho traçado. Tudo é pensado e na verdade é aqui que tudo nasce antes de ser aprovado e implementado.

O objetivo do Marketing dentro da Zentiva é aumentar o Market Share (quota de mercado) e contribuir para o aumento da Brand Awareness (notoriedade da marca) junto dos nossos clientes, dos nossos consumidores e da comunidade em geral, para a qual também gostamos de saber que contribuímos de forma muito positiva!

Portfolio Development


Customer Care and Supply

Portfolio Development inclui as áreas de Portfolio, Business Development e Lançamentos e dá-nos a perspetiva de um helicóptero, onde é possível visualizar em que fase se encontra cada lançamento e o contributo dos restantes departamentos para garantir o seu sucesso.

Cada lançamento de uma nova molécula exige um profundo trabalho de análise que permite a seleção das moléculas mais interessantes, com base nas necessidades de cada país, bem como no comportamento do mercado competitivo.

Todo este trabalho de Business Development, é extremamente necessário, para que o nosso portfolio e futuros lançamentos possam garantir que a Zentiva Portugal disponibiliza um portfolio completo às farmácias e aos doentes.

É uma área que exige constante capacidade de inovação e mente aberta para as oportunidades e que oferece, por isso, um grande estímulo às mentes mais orientadas para gerar e adicionar valor à companhia!

Scientific Affairs


Scientific Affairs

Na Zentiva, o departamento de Scientific Affairs engloba várias áreas e trabalha na sombra daquilo que é o produto final da empresa.

A área de Regulatory Affairs articula-se com outros departamento/áreas da empresa desde uma fase embrionária do desenvolvimento do medicamento até à fase da sua comercialização e promoção: trabalhamos com o Bussiness Development no início do processo para lançarmos em Portugal um novo medicamento, submetemos os pedidos para novas AIMs (Autorização de Introdução no Mercado), mantemos atualizadas as AIMs que já temos no mercado - o chamado Life Cycle Management dos medicamentos e damos suporte ao marketing sobretudo ao nível dos materiais promocionais.

Na parte da Qualidade garantimos que o medicamento cumpre todos os parâmetros para que possa servir o seu propósito: tratar ou prevenir doenças. Asseguramos que tudo é tratado atempadamente para que os nossos medicamentos cheguem ao mercado assim que possível e respondemos às possíveis questões e reclamações que possam existir quando há algum problema com os nossos produtos.

Ao nível da Farmacovigilância a palavra de ordem é monitorização: asseguramos que os nossos medicamentos são seguros e eficazes e supervisionamos toda a informação relevante que nos chegue – através dos utentes, profissionais de saúde ou de publicações científicas – para que tenhamos o máximo de dados possíveis sobre o uso das nossas moléculas na população.

Na área do Medical Information damos respostas às solicitações que nos chegam dos nossos doentes ou profissionais de saúde com informação adicional sobre os nossos medicamentos e trabalhamos com o marketing na promoção dos nossos produtos.

Por último, o Market Access é a área dedicada ao acesso ao mercado e aos preços e comparticipações, para que cheguemos ao mercado com soluções competitivas e às quais todos possam ter acesso. Aqui trabalhamos para garantir um dos valores da Zentiva: a saúde ser um direito e não um privilégio! Juntamente com os profissionais de saúde e os decisores garantimos que os doentes têm acesso alargado a medicamentos de qualidade e acessíveis e apoiamos a redução de custos para melhorar o acesso a cuidados de saúde.

É por isso uma área bem complexa, mas também por isso muito desafiante, e os desafios são aquilo que nos motiva diariamente!