Notícias da Zentiva

29 janeiro 2020    /    Comunicados de Imprensa

Zentiva celebra o impressionante histórico científico do Parc em 2019

PRAGA – 27 janeiro 2020: A Zentiva recebeu o Parc, Centro de Investigação Farmacêutica Aplicada (Parc -The Pharmaceutical Applied Research Center), na sua sede em Praga, para celebrar o primeiro aniversário do Parc Awards. Parc é uma plataforma de investigação única concebida para preparar as futuras gerações de cientistas e engenheiros na área farmacêutica. Vinte e nove estudantes estão atualmente abrangidos pelo programa, numa altura em que se celebra o impressionante histórico científico de 2019: 16 publicações, 1 pedido de patente, 30 apresentações em conferências, 6 plenários e palestras principais, 8 bolsas de investigação e 5 estudantes com os seus estudos concluídos.

“2019 foi um ano de extraordinário sucesso. Gostaria de enfatizar de forma clara a energia que todos os nossos parceiros trazem para este projeto. Atualmente temos 29 estudantes de doutoramento no programa e a supervisão conjunta que os estudantes recebem dos seus supervisores da área científica/ académica e da indústria é realmente importante. Esta dinâmica cria uma combinação única de um ambiente industrial-académico que fortalece o Parc para 2020 e para o futuro.”, declara Ondrej Dammer, Diretor Operacional do Parc.

Prof. František Štěpánek, Diretor Científico do Parc, sublinhou “Sinto-me muito orgulhoso, sobretudo pelos estudantes. Tive oportunidade de ver o seu desenvolvimento ao longo dos anos, desde jovens estudantes universitários que aderiram ao Parc para adquirirem o grau de Mestres e depois para o programa de doutoramento. É muito satisfatório ver o progresso que os estudantes fizeram, como indivíduos, como profissionais e claro, como cientistas.”

Este ano, o Parc Awards premiou dois jovens talentos. Denisa Lizonova foi distinguida com o prémio Student Choice Award 2019 pelo seu projeto “Modified Liposomes for Drug Delivery” e Vojtech Klimsa recebeu o prémio Expert Choice Award 2019 pelo seu trabalho com o tema ‘High Throughput Screening of Spray Dried Formulations’. Ambos os prémios foram patrocinados pela Zentiva.

Pavel Sebek, Diretor de Desenvolvimento da Zentiva e membro fundador do Parc, relembra a história e o crescimento do projeto, que partiu de uma ideia concebida há cinco anos atrás: “Estamos orgulhosos do que alcançámos até hoje. A combinação de uma educação científica de alto nível com o desenvolvimento de competências de indústria, negócio e de liderança, não só é única, como reconhecida em toda a Europa. O futuro está nas mãos do nosso cluster de jovens e criativos estudantes que têm a ambição e as competências para estarem no topo da ciência  e tecnologia farmacêutica, assim como a energia para fazer a diferença neste setor. Torna-me especialmente orgulhoso o facto de alguns destes estudantes terem decidido trabalhar na Zentiva após completarem o programa Parc e terem-se tornado membros valiosos da nossa equipa de desenvolvimento internacional.”

 

 

Sobre o PARC

Criado pela Zentiva, o Parc for desenvolvido em associação com três parceiros académicos: a Universidade de Química e Tecnologia de Praga, a Faculdade de Ciências da Universidade Charles e o Instituto de Química Orgânica e Bioquímica da Academia de Ciências Checa. Esta iniciativa de grande sucesso junta jovens talentos com uma empresa farmacêutica líder na República checa e especialistas do meio académico, que trabalham em conjunto para acelerar a inovação da investigação e desenvolvimento de medicamentos.

O Parc proporciona uma educação académica de classe mundial aliada a uma experiência prática na indústria e no negócio, sob a liderança de cientistas, engenheiros e gestores do meio académico e da indústria farmacêutica. Este projeto oferece aos estudantes uma educação superior em ciências farmacêuticas, que reúne investigação nas áreas de química, tecnologia farmacêutica, biofarmácia e clínica. Os resultados das investigações desenvolvidas pelos estudantes são frequentemente implementadas diretamente em produtos reais, lançados no mercado para tratar doentes. Colaborando com parceiros académicos na Europa, o Parc também oferece oportunidades para destacar estudantes e trocas de experiências de investigação supervisionadas por cientistas académicos de topo.

Para mais informações sobre o Parc consulte www.theparc.eu.

 

Sobre a Zentiva

A Zentiva é uma empresa no ramo da Indústria Farmacêutica presente na Europa com uma vasta gama de medicamentos para diversas áreas terapêuticas. Com sede no coração da Europa, a Zentiva chega a mais de 40 milhões de doentes em 25 países e desenvolve a sua atividade num mercado com níveis atractivos de crescimento a curto e médio prazo. Atualmente, a Zentiva distingue-se pelo seu conhecimento e agilidade em fornecer soluções personalizadas centradas no cliente nos três arquétipos do mercado de saúde europeu (farmácia, médico e compras/armazenista). A sua cadeia de valor integrada e pegada comercial pan-Europeia permite que a Zentiva seja um dos maiores players de genéricos da Europa. Operando com os mais altos padrões de qualidade e segurança, as unidades de produção da Zentiva localizadas em Praga e Bucareste e o trabalho desenvolvido com parceiros permite uma maior flexibilidade na produção e distribuição de mais de 350 milhões de embalagens por ano.

 

 

Media Contact:

Ines Windisch

Head of Corporate Affairs & Human Resources
ZENTIVA GROUP, a.s.

U Kabelovny 130 – 102 37 Prague 10 – Czech Republic
Cell: (+420) 601 341 444
E-mail: ines.windisch@zentiva.com 
www.zentiva.com