Notícias da Zentiva

19 março 2020    /    Notícias em destaque

Fábricas da Zentiva aumentam produção para reforçar o combate ao COVID-19

Desde que foi anunciada a epidemia do novo coronavírus (COVID-19), a Zentiva tem tomado todas as ações necessárias no sentido de prevenir a propagação da doença nos escritórios e nas unidades de produção.

 

Durante esta situação de crise pandémica, a Zentiva tem duas responsabilidades principais: continuar a fornecer medicamentos dos quais os doentes dependem diariamente, assim como proteger e garantir a segurança dos nossos colaboradores.

 

A rede de unidades fabris da Zentiva, com enfoque para as fábricas de Praga e Bucareste, está a operar na sua capacidade máxima. De forma a suportar as necessidades crescentes dos sistemas de saúde neste período particular, adaptámos a produção de paracetamol e ibuprofeno, duas moléculas para o tratamento dos sintomas da infeção por COVID-19:

  • A unidade fabril de Praga está a produzir mais um milhão de unidades de paracetamol e ibuprofeno
  • Em Bucareste, a fábrica da Zentiva triplicou a produção de paracetamol

 

Na Zentiva estamos a utilizar ferramentas digitais para permanecer conectados e em constante proximidade com os nossos parceiros, nomeadamente armazenistas e farmácias.

 

Prevenir a propagação do vírus é uma responsabilidade de todos. Por este motivo foram introduzidas na Zentiva medidas de segurança e higiene adicionais, tendo sido também reforçada a educação aos nossos colaboradores sobre proteção contra o vírus.

Neste momento o contributo de todos é fundamental para conter a propagação do vírus, de forma a que retomemos a normalidade o mais depressa possível.

Deixamos aqui alguns conselhos práticos da Organização Mundial de Saúde para nos protegermos[1]:

- Lavar as mãos regularmente: as mãos devem ser frequentemente lavadas com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

- Praticar higiene respiratória: em caso de tosse ou espirro, tapar a boca e o nariz com a prega do cotovelo ou com um lenço de papel, que deve de seguida ser deitado para o lixo, e lavar as mãos;

- Manter o distanciamento social: manter pelo menos um metro de distância com outras pessoas;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca: as mãos tocam constantemente em superfícies e objetos. Levar as mãos à cara pode transmitir o vírus dessas superfícies. Daí ser fundamental lavar as mãos regularmente;

- Em caso de febre, tosse ou dificuldades respiratórias: não sair de casa e contactar o número 808 24 24 24, através do qual pode receber aconselhamento por um profissional de saúde.

             - Manter-se informado e seguir as recomendações das entidades de saúde.

 

Na Zentiva, estamos a acompanhar de perto a evolução da situação, continuando a procurar formas de ajudar doentes e profissionais de saúde no combate ao Covid-19.